sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A História do Patrono da Escola


José Florêncio de Souza Leão nasceu em Caruaru, no dia 26 de dezembro de 1883.
Filho de Jose Florêncio de Souza e Silva e de Maria Veríssimo de Oliveira Florêncio.
José leão, logo na tenra idade mostrou grande pendor pelas letras. Aos cinco anos de idade mesmo sem conhecer uma letra, não se separava das cartas do ABC, porque ouvia dentro de casa a leitura da mesma, feita pelos irmãos mais velhos. Foi levado pra escola, com os demais, que chegaram a perder no campo da literatura.  Terminou o curso primário muito antes deles. Passou logo a estudar com um professor de curso adiantado. Na adolescência era tido como elemento prodigioso, dadas as suas atitudes bem pensadas, no lar, foi sempre obediente aos pais, muito unido aos irmãos dividia o tempo para estudar e brincar.
Era amante da musica e executou com destaque o seu instrumento preferido – A Trompa.
Era musico da banda musical Comercial Caruaruense, considerada na época, uma das melhores do Estado de Pernambuco.
Alem dos estudos, procurou área do comércio, estabelecendo-se no ramo de tecidos, onde viveu algum tempo, ate pela força do destino, teve que se ausentar de sua terra, indo residir  no Rio de Janeiro, onde passou pouco tempo. De La rumo ao território do acre, na cidade do Rio Branco, e , logo após a cidade de Sena – Madureira, onde morou quase onze anos, como fundador e diretor do colégio Rio Branco. Como sentia saudade da terra, onde nasceu, resolveu voltar. Aqui chegando, tratou de criar um colégio com o mesmo nome do que criara no território do Acre.
Em Caruaru, educou varias gerações, de 1922 até 1952, militou na política por muitos anos, foi vereador, prefeito nomeado em 1930 e em 1934/35, novamente nomeado enquanto aguardava eleições municipais.
O Ginásio Caruaru, localizado na rua 7 de setembro, teve seu fundador Dr. Luiz Pessoa da Silva. José Florêncio leão, era professor da referida escola. Formado em direito, pela faculdade de Alagoas, profundo conhecedor da Língua Portuguesa, Geografia, História geral e Ciências. Era possuidor de uma conduta ilibada e de um caráter sem jaça, além de ser um patriota sincero em suas atitudes para com a Pátria – o Brasil.
Faleceu em sua terra natal, Caruaru, no dia 04 de outubro de 1952. Existe em Caruaru, em sua homenagem, A Escola José Florêncio Leão, situada a Travessa Piauí, s/n – Centro de Caruaru, Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário